segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O histórico


Como a maior parte dos hábitos e costumes que temos no presente, o hábito de se maquiar nasceu muito antes do nosso tempo. Mesmo entre os povos primitivos, o hábito de se pintar sempre foi praticado, com os mais diversos significados.
Foram descobertos na Zâmbia (África), evidências pré-históricas de que os primeiros seres humanos já usavam pintura para se maquiar com fins estéticos. Os arqueólogos acharam pigmentos e artefatos de pintura que datam de 350 mil a 400 mil anos. A descoberta vem reforçar a tese de que o comportamento do humano moderno, do qual faria parte o ato de se maquiar, é mais antigo do que se imagina.
É no antigo Egito que vamos encontrar os primeiros testemunhos do uso de cosméticos. Os faraós tinham nas perucas coloridas formas de distinção social e consideravam a maquilagem dos olhos ponto de destaque fundamental para evitar olhar diretamente para Rá, o deus - sol. As misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres. É também com a civilização egípcia que surge a distinção: "Mulher de pele clara" e "Homem de pele escura".
Historicamente, um dos símbolos mais representativos da beleza feminina é a imagem da rainha egípcia Cleópatra (nascida em 69 a.c.). Seus olhos puxados e fortemente delineados pelo pigmento preto KHOL (uma tinta negra descoberta no Egito)até hoje inspiram os maquiadores modernos(Inclusive Eu!Rs).
Em vários registros históricos, o traçado característico dos olhos de Cleópatra aparece como pontapé inicial para muitas técnicas de maquiagem desenvolvidas posteriormente.

Pele clara, obsessão universal

Dizia-se que Popéia tinha a pele muito branca graças ao resultado de constantes banhos em leite de jumenta. Ela lançou moda e todas as romanas abastadas eram dadas às máscaras noturnas, onde ingredientes como farinha de favas e miolo de pão se combinavam ao leite de jumenta diluído para formar papas de beleza. Mas a verdade é que a bela complementava seus tratamento de clareamento da pele maquilando as veias dos seios e testa com tintura azul. Esta aparência translúcida foi imitada em misturas de giz, pasta de vinagre e claras de ovos durante muitas décadas.

Conta a lenda que Psyché foi buscar no inferno o segredo da pele branca da deusa Vênus, trazendo a cerusa, ou alvaiade, para compor suas fórmulas mágicas. Até a Renascença italiana esse mesmo alvaiade era usado durante o dia pelas lindas mulheres nobres, que à noite cobriam suas faces com emplastros de vitelo crú molhado no leite afim de minimizar os efeitos nocivos causados pelo alvaiade. O Kama Sutra, escrito entre os séculos I e IV, define a mulher ideal como Padmini, aquela que tem "...a pele fina, macia e clara como o lótus amarelo..." No Japão, do século IX ao XII, período de Heian, a valorização da pele branca era regra geral. Para obter a aparência extremamente clara as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi. Depois passaram também à usar o beni, pasta feita do extrato de açafrão, para colorir as maçãs do rosto.

Aproximadamente em 150AC o físico Galeno criou o 1o creme facial do mundo, adicionando água à cera de abelha e óleo de oliva. Mais tarde o óleo de amêndoas substituiu o azeite e a incorporação de bórax contribuiu para a formação da emulsão, minimizando o tempo de processo. Estava aí a primeira base para sustentar os pigmentos de dióxido de titânio e facilitar a aplicação na face; nascia a base cremosa facial.

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